Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Segundo pesquisa homem que é macho come carne

Posted on 23 de nov. de 2012 and filed under , ,

A associação entre consumo de carne e masculinidade possivelmente remete à época em que o ser humano tinha de caçar sua comida e corria o risco de, no fim das contas, virar o prato principal de um animal selvagem. Milhares de anos mais tarde, apesar de ninguém (a princípio) ter de usar uma lança para conseguir carne para o churrasco de domingo, o vínculo permanece na mente de muitas pessoas.


Em 2011, um grupo de pesquisadores das Universidades da Pensilvânia e de Cornell (EUA) concluiu que consumidores em geral consideram a carne “comida de macho”. Outro estudo, feito por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), mostrou que homens vegetarianos tendem a ser vistos como mais virtuosos, porém menos “masculinos” – mesmo por parte de vegetarianas. Nesta pesquisa, os participantes deveriam julgar personagens fictícios com base em suas dietas, e o fato de não comer carne pesou nas análises.

Mais recentemente, cientistas da Universidade de Bellarmine (EUA) divulgaram um estudo feito com 214 estudantes de Psicologia. “Homens expressaram pontos de vista mais favoráveis em relação ao consumo de carne, negaram o sofrimento animal, acreditaram que animais estavam ‘abaixo na hierarquia’, deram justificativas religiosas e de saúde para o consumo de animais, e acreditaram que o destino humano era comer carne”, sintetiza o professor Hank Rothgerber, em entrevista à NBC News. “O consumo de carne é um símbolo de patriarcado que resulta de uma longa aliança com masculinidade, poder e virilidade”.

Rothberger considera seu estudo limitado, e por isso pretende investigar mais a fundo esse possível vínculo, que sobreviveu mesmo diante das evidências de que comer carne demais faz mal à saúde e pode, de fato, prejudicar o meio ambiente. “Há uma consciência crescente de que não é muito bom comer carne, mas as pessoas continuam a fazê-lo”.

Hypescience|Pátio Gospel Noticias

 Seja ético, ao reproduzir um artigo nosso cite a fonte. Pátio Gospel

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio