Um quadro encomendado por Católicos que faz parte da Via-Sacra, em Carazinho (RS) esta dando o que falar. As telas representam Jesus na atualidade, vestido com uma calça jeans, atrás cenas de violência, pessoas com fome pelas ruas e o surto da nova gripe no país.
Os painéis foram criados pela artista plástica Ilse Ana Piva Paim. As telas representam desemprego, maus-tratos aos idosos e racismo.
O primeiro painel foi encomendado pelos fiéis da igreja, em janeiro do ano passado, para comemorar o cinquentenário da paróquia.
Segundo Ilse, no primeiro momento a comunidade se assustou com as imagens, mas agora todos aceitam e admiram as obras. “Todas as peças colocam Jesus na nossa realidade. Se ele estivesse vivo, hoje, ele estaria vivendo exatamente o que está representado nas telas”, afirmou.
Os painéis foram pagos pelos próprios fiéis com a ajuda de algumas empresas da cidade.
Para Alda Maria Schipper, presidente da Fundação Cultural de Carazinho, as telas são uma forma de prestigiar uma artista local e levar a religião de uma forma moderna para os moradores da cidade. “Nada foi baseado em estampas já feitas por outros artistas do passado. Esse é um trabalho novo e criativo, que favorece as características da nossa região. As alegrias e tristezas das pessoas estão representadas nas obras.”
A expectativa é que até o fim do ano outras telas sejam criadas para a paróquia. Após a Via-Sacra, elas vão ficar em exposição na Igreja Católica Nossa Senhora da Glória, em Carazinho (RS).
Fonte: G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.