Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Comissão investigará como as igrejas agiam frente a ditadura

Posted on 18 de nov. de 2012 and filed under , ,

Padres, pastores e outros religiosos que colaboraram com a ditadura militar ou foram perseguidos por ela serão investigados pela Comissão Nacional da Verdade. O levantamento sobre a atuação das igrejas católicas e evangélicas no período será feito por um novo grupo de trabalho, que reúne-se em São Paulo para organizar os estudos.


"Aqueles que resistiram são mais conhecidos do que os que colaboraram. É muito importante refazer essa história", disse o coordenador do grupo e membro da Comissão da Verdade Paulo Sérgio Pinheiro.

Pesquisadores usarão depoimentos, documentos, teses e arquivos de órgãos internacionais para apurar detalhadamente o papel das igrejas na ditadura. "O caso da Igreja Católica foi mais visível no apoio ao golpe de Estado, mas esse apoio rapidamente se transformou numa situação de crítica e de resistência", diz Pinheiro.

Os resultados das pesquisas vão compor um capítulo do relatório final da Comissão Nacional da Verdade. O texto apontará violações de direitos humanos e seus autores, mas o grupo não tem poder de punir. "Podemos indicar elementos de igreja trabalhando como informantes, mas não condená-los."

O presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, bispo Carlos de Castro, lembra que religiosos colaboraram com o regime. "Houve pastores que inclusive trabalharam infiltrados, eram agentes do Dops". Mas ele nega que essa tenha sido a posição oficial das igrejas.

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, informou que aguardará manifestação da CNBB. A CNBB disse que não se pronunciará enquanto não souber como serão as investigações.


Folha de São Paulo|Pátio Gospel Noticias
 Seja ético, ao reproduzir um artigo nosso cite a fonte. Pátio Gospel

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio