Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Médium que atraiu atenção de Oprah Winfrey diz curar pacientes em Goiás

Posted on 3 de abr. de 2012 and filed under , ,

Uma multidão de branco reunida em um templo. Dentro de uma sala, quase escondida, está Oprah Winfrey. O que a apresentadora de televisão mais famosa do mundo, dona de uma fortuna de quase US$ 3 bilhões, foi fazer no interior de Goiás?


Em dezembro de 2010, a americana exibiu no extinto ‘The Oprah Winfrey Show’ uma reportagem gravada pela equipe do programa sobre o médium João de Deus, que realiza supostas cirurgias espirituais na cidade de Abadiânia, a 115 quilômetros de Brasília. Ela ficou tão impressionada que quis conhecê-lo pessoalmente. O encontro aconteceu na última quinta-feira.

Depois da visita, Oprah contou aos jornalistas que, ao assistir a uma das cirurgias espirituais, pensou que fosse desmaiar. "Foi incrível, não tenho palavras", disse ela.

João de Deus nasceu João Teixeira de Faria. Ele é goiano, alfaiate, não sabe ler nem escrever. Tem quase 70 anos de idade e diz que é médium há mais de 50 anos. Em 1976 abriu as portas da casa Dom Inácio de Loyola, onde, segundo conta, incorpora entidades espirituais capazes de operar como médicos, tratar e curar doentes.

“Que força é essa? Eu falo, é força de Deus. Porque eu não tive professor. Professor é Deus”, conta. João de Deus chegou a visitar o ex-presidente Lula, no início do ano, no Hospital Sírio-Libanês, quando ele se recuperava de um câncer. A assessoria de Lula, no entanto, não confirma se houve tratamento espiritual.

Sem anestesia, ele faz um corte na barriga de uma mulher que veio do Rio Grande do Sul. A expressão é de dor. “Na verdade, foi só uma raspagem, que ele falou que ia fazer, que eu tinha uma infecção ali. A hora que ele puxou o ponto ali ardeu, mas nada de dor, como se fosse um corte mesmo, sabe? Para quem não acredita, nenhuma palavra basta, é fé mesmo”, relata a jornalista Camila Dri.

A espécie de hospital espiritual recebe cerca de mil pessoas por dia. Elas recebem diagnósticos e até prescrições de remédios por parte do médium.

A presença de estrangeiros é tão grande que não faltam placas bilíngues em Abadiânia. Os colaboradores de João de Deus também estão preparados para orientar as meditações em inglês e até em alemão.

As consultas não são cobradas. Mas ao lado da casa funciona uma farmácia, que só aceita pagamento em dinheiro. “Eu não tenho nada contra a igreja que recebe seu dízimo. Eu não tenho nada contra a doação que eles fazem para as igrejas. Cada um é a consciência da pessoa”, diz João de Deus.

Os métodos de João de Deus já foram questionados e viraram até caso de polícia. Está sendo investigada, a pedido do Ministério Público em Abadiânia, a morte da austríaca Marta Rauster, de 58 anos. Segundo testemunhas, no dia 2 de fevereiro passado, ela passou mal e morreu dentro da casa.

Os funcionários afirmam que, na data, João de Deus estava fora. O delegado que investiga o caso percebeu dois atos ilegais neste episódio. “O corpo foi transferido da casa em Abadiânia diretamente pra Goiânia. É um fato que é proibido por lei municipal, já que o serviço deveria ser realizado por uma agência funerária da cidade. E o fato também de ter sido um carro descaracterizado chamou muito a atenção”, observa o delegado Manoel Vanderic.

Outra morte suspeita aconteceu em 2003. Um jornal de Goiânia diz que o americano Javier Villa Real Bustus, que lutava contra a Aids, trocou o tratamento médico pelo espiritual. O caso ainda está em fase de inquérito.

O Conselho Federal de Medicina faz um alerta. “A prática religiosa não pode ser exercida de modo inseguro à saúde do cidadão. Cirurgias em ambientes contaminados, prescrições terapêuticas indevidas, suspensão de tratamentos médicos configuram-se como formas temerárias de manifestação religiosa e que, naturalmente, adentram no campo da ilegalidade”, diz Carlos Vital, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio