Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Satélite do tamanho de ônibus pode cair na terra a qualquer momento

Posted on 23 de set. de 2011 and filed under , ,

Pedaços do satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite) usado para medir a camada de ozônio devem cair na Terra na tarde desta sexta (23/09), de acordo com a Nasa, a agência espacial americana. A agência ainda não sabe o local, nem o horário exato da queda, mas afirmou que o satélite não deve atingir a América do Norte.




Desde o começo da semana, a Nasa destaca que os riscos para a população são “mínimos” e reafirma que a segurança é uma de suas prioridades. De acordo com estimativa divulgada pela própria agência, a chance de uma pessoa ser atingida por alguma parte do satélite em algum lugar do mundo é de uma a cada 3.200.

O satélite tem aproximadamente o tamanho de um ônibus, mede 3 m x 10 m, pesa 5,9 toneladas e tem dez instrumentos para medir as reações da camada de ozônio, mas foi oficialmente desativado em 2005.

Segundo a própria agência, boa parte de seus pedaços devem ser incinerados logo na reentrada da atmosfera terrestre. Sobrando apenas 26 para além da atmosfera, segundo os cientistas.

O lixo espacial carregado pelo satélite está orbitando a Terra a cada uma hora e meia, e deve cair em algum momento da tarde.

Os cientistas dizem ainda que as peças do entulho espacial vão cair em algum lugar entre a latitude 57 norte e 57 sul, que abrange a maior parte do mundo habitado. Os detritos devem abranger uma área aproximada de 800 km.

O satélite não contém combustível e assim não se espera que suas partes se explodam com o impacto.

 R7|Pátio Gospel Noticias

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio