Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Igreja e mercado se aliam no crescimento evangélico

Posted on 1 de set de 2011 and filed under , ,

Um aumento considerável no número de evangélicos no Brasil foi visto no estudo Novo Mapa das Religiões, da Fundação Getúlio Vargas, mostrando uma porcentagem de 20,2% da população em 2009 contra 9% em 1991.
 




Nas igrejas, foram criadas estratégias de negócios que envolvem estruturas empresariais e até planos de carreira, chegando até a lançar produtos como cartões de crédito.

Além disso, com base na Teologia da Prosperidade, movimento que prega o bem-estar material do homem, muitas igrejas vêm estimulando os fiéis a abrir negócios próprios e sanar suas finanças.

De acordo com o estudo da FGV, os pentecostais são por volta de 12% da população, e respondem por 44% das doações feitas às igrejas. “A igreja hoje é também um espaço de trocas e bens simbólicos", diz Leonildo Silveira Campos, do departamento de Ciências Sociais e Religião da Universidade Metodista.

"Para o novo pentecostal, o dinheiro não é para ser acumulado como previa a ética protestante, mas para comprar o carro e o apartamento novo. Para se inserir no mercado de consumo".

"Passava uma vida de miséria, comendo carcaça de frango", conta uma frequentadora da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), acrescentando que, depois que começou a assistir às "reuniões da prosperidade" semanais da igreja, "as portas começaram a se abrir", disse em depoimento no YouTube.

Algumas igrejas já implantaram até cartão de crédito

Exposição na mídia

Especialistas ouvidos pela BBC ressaltam que há traços de profissionalização e mercantilização também em outras religiões – só que eles estão mais evidentes nos pentecostais e neopentecostais por conta de sua exposição na mídia e do próprio crescimento dos evangélicos no Brasil.

As igrejas aproveitam o filão com produtos, que incluem cartões de crédito - emitidos pela Igrejas Internacional da Graça de Deus e Assembleia de Deus.

Um exemplo da força do mercado gospel é a rua Conde de Sarzedas, no Centro de São Paulo, que se especializou em atender consumidores cristãos. Ali, é possível comprar desde Bíblias segmentadas a CDs, jogos de tabuleiro com temas bíblicos e até pacotes de turismo para a Terra Santa.




Universal

De acordo com Ricardo Mariano, professor da PUC-RS e autor de um livro sobre a Universal, na IURD "existe quase um plano de carreira, que permite que eles passem para congregações maiores, vão para outros países e participem de programas de TV" se baterem as metas.
Christian Post|Pátio Gospel Noticias

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio