Não é que a vovó tinha razão? Novas pesquisas indicam que os mais velhos são realmente sábios. Eles sabem perfeitamente como lidar com conflitos e aceitar as incertezas da vida e das mudanças.
Os pesquisadores liderados por Richard E. Nisbett, da Universidade de Michigan descobriram que as pessoas mais velhas compreendem melhor as incertezas, aceitar as mudanças ao longo do tempo e reconhecem o ponto de vista dos outros.
As pessoas idosas geralmente não têm um maior conhecimento sobre computadores e outras tecnologias, Nisbett reconheceu, "mas nossos resultados indicam que os idosos têm algumas vantagens para a análise dos problemas sociais".
"Espero que nossos resultados incentivem as pessoas a supor que os idosos possam ter algo a contribuir para a reflexão sobre os problemas sociais", disse Nisbett.
Os investigadores recrutaram 247 pessoas em Michigan, divididos em grupos com idades entre 25 a 40, de 41 a 59 e mais de 60.
Os participantes participaram de uma reportagem fictícias sobre o conflito entre os grupos em um país estrangeiro e foi perguntou qual seria o resultado.
Um dos relatórios, disse que, devido ao crescimento econômico do Tajiquistão, muitas pessoas do Quirguistão mudaram-se para aquele país. Enquanto as pessoas do Quirguistão tentaram preservar seus costumes, os Tajiquistãos queriam que eles e abandonassem totalmente seus costumes.
As respostas foram então avaliadas por pesquisadores que não sabiam a que grupo etário pertencia. Avaliações foram baseadas em coisas como a busca de compromisso, flexibilidade, tendo em perspectiva a resolução de conflitos.
Outro teste foi realizado com acadêmicos, terapeutas, clérigos e profissionais de consultoria.
O estudo concluiu que a situação econômica, educação e QI também foram significativamente relacionados com a maior sabedoria, mas considerou que "os acadêmicos não eram mais sábios do que os não-acadêmicos", com níveis de educação semelhantes.
Os pesquisadores concluíram que o resultado a favor de disputas na sociedade aumenta de acordo com a jovialidade.
Lynn A. Hasher, professor de psicologia da Universidade de Toronto, concluiu que os idosos são realmente mais apaziguadora "é uma demonstração única de que a visão de longa data aumenta a sabedoria".

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.