18 de mai. de 2010

Caminhoneiro sem mãos luta por direito de dirigir

Se a vontade de trabalhar movesse montanhas, o chinês He Yuelin, já teria transportado o Everest em suas costas. Embora não tenha mãos ele está processando a força policial de sua província pelo direito de ser legalmente habilitado como motorista.



Uma brincadeira com uma bomba abandonada deixou o homem sem as mãos desde os nove anos.  Hoje com 49 o chinês ganhou fama por dirigir caminhões apenas com os braços.

Yuelin dirige caminhões desde 1984, apesar de não ter habilitação para isso. As autoridades acham que ele não é capaz de dirigir e, toda vez que é pego ao volante, acaba ganhando uma multa.

“Nestes anos todos, eu levei tantas multas que não seria nem capaz de começar a contar todas elas. Mas eu tenho apoio da minha família Dirigir é a única habilidade que eu tenho.” Declara.

Foi justamente para provar o alcance desta habilidade que Yuelin se inscreveu em várias provas duras de pilotagem. Em 2002, ele foi tema de um programa de TV e estabeleceu um recorde por dirigir seu caminhão numa pista montanhosa das mais traiçoeiras que existem na China.

Foi aí que ele fez por merecer o tútulo de “Rei Sem Mãos do Volante”.

A polícia de Yunnan, no entanto, não dá o braço a torcer e não permite que ele tire carteira de habilitação.

No ano passado, quando a China deu uma moderada nas leis que regulamentam a emissão de habilitação para portadores de necessidades especiais, Yuelin achou sua sorte mudaria, mas não foi assim. As autoridades ainda consideravam que ele era incapaz de dirigir.

Yuelin se defende; “Há discriminação com pessoas que têm necessidades especiais. Na verdade, pessoas como eu dirigem com muito mais segurança porque ninguém quer provocar mais nenhum dano no corpo.”

R7|Pátio Gospel

Um comentário:

  1. Alguma empresa bem que podia doar mãos mecânicas pra ele dirigir legalmente.

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.