A garota, de 13 anos de idade, acordou de um coma de 24 horas falando alemão fluentemente, mas incapaz de pronunciar uma única palavra em sua língua materna.
A adolescente estudava alemão na escola e começou a ler livros e assistir programas da TV alemã para acelerar o aprendizado. Apesar do esforço, os pais dizem que a filha tinha apenas noções de alemão e que não era fluente no idioma.
Dujomir Marasovic, diretor do hospital onde ela está internada, disse que quando o cérebro se restabelece de um trauma como aquele, não é possível saber como reagira.
Segundo o psiquiatra Mijo Milas, especialista em memória antigamente o caso seria considerado um milagre. Não há explicação lógica. Conforme Milas, já houve casos em que pessoas em estado de coma acordaram falando línguas antigas, como as bíblicas.
Para o neurologista brasileiro Clovis Francesconi, a explicação está no fato de o cérebro armazenar as informações em locais diferentes. O episódio do coma deve ter lesionado a área do cérebro onde ficava o conhecimento da língua materna, preservando só o local “reservado” para as línguas estrangeiras.

Estranho .... mas, quem sabe surja uma explicação, ou não,
ResponderExcluir