Caxias do Sul, a capital mundial dos centros de tradições gaúchas (CTGs) também será cidade natal do primeiro CTG evangélico reconhecido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A idéia inovadora partiu de um mineiro, morador de Caxias do Sul há mais de 20 anos.
O pastor Almir Guedes, 52 anos, interessou-se pela cultura tradicionalista e entendeu que ela poderia representar mais um caminho para agregar pessoas com os mesmo objetivos e ampliar os projetos sociais da igreja.
"Não queremos inventar moda nem impor nada. Não queremos atrapalhar a cultura, mas sim trabalhar junto com ela, já que um CTG representa muito mais do que baile e cavalo" defende o pastor, patrão de honra do CTG batizado de Sara Tchê e que ainda não tem sede definida.
Atualmente existem cerca de 4 mil CTGs espalhados em todo mundo, que movimentam aproximadamente cinco milhões de pessoas. O que diferencia o Sara Tchê dos demais é o fato de sua diretoria ser formada exclusivamente por evangélicos. Além disso, álcool e cigarros não serão vendidos nos eventos do CTG. Mesmo com estes diferenciais, a entidade não será exclusiva a frequentadores evangélicos.
"O CTG vai à igreja, mas a igreja não entrará no CTG”. Diz Guedes.
O patrão do Sara Tchê, Orival Gomes Deves, 44, tradicionalista há mais de 25 anos e evangélico há cerca de dois, complementa. “Não adianta fazer baile e ir lá pregar religião. Não faremos isso. São coisas distintas.”
O professor de História e Antropologia Márcio André Braga, 33, que será capataz do Sara Tchê, entende que há muito mais semelhanças entre religião e tradicionalismo do que a maioria imagina. “Estamos congregando instituições que têm princípios parecidos, como o respeito, o cuidado mútuo e a valorização da família e do caráter”.
Fonte: Clic RBS
Via: Patio Gospel
Fonte: Clic RBS
Via: Patio Gospel

ACHEI EXCELENTE A INICIATIVA DO AMADO PASTOR, SOU EVANGELICA, PROCURO INOVAÇAO E CULTURA, PARA TAMBÉM EXAPNDIR A PALAVRA DE DEUS, MOSTRANDO A POPULAÇAO PRINCIPALMENTE A CARENTE QUE É POSSIVEL AS MISTURAS DE CULTURA, CONHECIMENTO BIBLICO, E ETRETENIMENTO NUM MUNDO DE ESCURIDÃO....GOSTARIA DE SABER A POSSIBILIDADE DE CURSO E APRESENTAÇAO AQUI NA NOSSA REGIAO, MINAS ABRAÇO. GRAÇA E PAZ FABIANE
ResponderExcluirACHEI EXCELENTE A INICIATIVA DO AMADO PASTOR, SOU EVANGELICA, PROCURO INOVAÇAO E CULTURA, PARA TAMBÉM EXAPNDIR A PALAVRA DE DEUS, MOSTRANDO A POPULAÇAO PRINCIPALMENTE A CARENTE QUE É POSSIVEL AS MISTURAS DE CULTURA, CONHECIMENTO BIBLICO, E ETRETENIMENTO NUM MUNDO DE ESCURIDÃO....GOSTARIA DE SABER A POSSIBILIDADE DE CURSO E APRESENTAÇAO AQUI NA NOSSA REGIAO, MINAS ABRAÇO. GRAÇA E PAZ FABIANE
ResponderExcluir