ENEM 2009, nova prova está chegando. E a segurança?
Posted on 14 de nov. de 2009 and filed under Noticias
Toda essa tropa esquematizada na foto ao lado faz parte do grupo de policiais militares treinados pela Força Nacional que acompanharão toda a logística do Enem, da guarda da prova no cofre do Ministério da Educação até a chegada do caderno impresso nas mãos dos mais de 4 milhões de alunos inscritos.
O Enem foi adiado no começo de outubro após a notícia do vazamento da prova. A tentativa de fraude causou um prejuízo de mais de R$ 130 milhões ao Governo Federal. A anulação levou o Ministério da Educação a cancelar o contrato com o consórcio e contratar outro operador para a elaboração da nova prova.
A nova gráfica não apresentou detalhes sobre possíveis procedimentos de segurança para evitar um novo vazamento. A distribuição das provas está sendo planejada pela força tarefa e monitorada pela Policia Federal, de forma que a segurança, a integridade, a qualidade e a racionalização de recursos, sejam praticadas. O Ministério da Educação afirma que o custo dessa operação ainda não foi fechado, mas a assessoria dos Correios argumenta que não haverá limite de gastos.
A nova prova
Cerca de 4,2 milhões de estudantes vão realizar o exame com data marcada para os dias 5 (das 13h às 17h30) e 6 de dezembro (das13h às 18h30), sábado e domingo. Por ordem da justiça estuda-se a possibilidade de realização da prova em outro horário para os guardadores do sábado, estudantes judeus e adventistas, o sábado é o dia em que os judeus descansam.
Os inscritos receberão novo cartão de confirmação de inscrição em casa, com informações sobre o novo local de prova que também poderá ser acessado no site do INEP. Os participantes que informaram o número do celular na inscrição também receberão torpedo. O MEC estuda os procedimentos para a devolução do dinheiro da inscrição dos desistentes, realizada após aplicação das provas.
Fontes:
Estadão
Estadão
MEC
Acesse Piauí
0 Comentários
Exponha sua opinião
Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.