Fime brasileiro retrata a fé
Posted on 8 de out. de 2009 and filed under Noticias
Com uma equipe de nove pessoas, Gil Baroni e Monica Rischbieter criaram o documentário Brasil Santo – Retratos da Fé. A dupla partiu para uma viagem pelos interiores do Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de histórias de vida que envolvessem a fé das pessoas. “Não nos interessava perguntar qual a religião da pessoas”, diz Monica. Os cerca de cem personagens que participam do filme são, em sua maioria, católicos, mas há também uma mãe-de-santo, espíritas e evangélicos, entre outras religiões.
“A gente perguntava qual o sonho dessa gente: 80% das pessoas diziam que era ter casa própria. Perguntávamos o que achavam de ser brasileiros: todos adoravam, tinham orgulho. Eram todos muito felizes”, diz Monica, lembrando da história de um casal recém-casado que foi entrevistado, ela com 30 e ele 70. “Ele tirou ela da rua, deu-lhe uma casa.”
Personagens de todas as idades contam suas histórias de inúmeros sofrimentos, mas Monica diz que buscou, principalmente, idosos pela sua sabedoria. “É uma variedade de pessoas que se complementam, dá pra ter uma idéia do que é o brasileiro. Mas as pessoas mais velhas têm a prática do exercício da fé mais desenvolvida”, conta.
A dupla finalizou o filme, viabilizado pela Lei Rouanet em dezembro do ano passado, após um ano de montagem, que teve a participação de cinco pessoas: os próprios diretores, Guilherme Paciornik, Fernando Severo e Nelson Settanni. A força-tarefa tornou possível transformar mais de 200 horas de material em um filme com uma versão de 70 minutos para cinema e 56 minutos para tevê.
0 Comentários
Exponha sua opinião
Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.