Cientistas italianos afirmam: Santo Sudário é uma farsa
Posted on 9 de out. de 2009 and filed under Noticias
O Santo Sudário apareceu ao mundo em 1360, nas mãos de um cavaleiro francês. Ele se tornou propriedade do Vaticano, que o guarda em uma câmara especial da Catedral de Turim. O manto raramente é exibido ao público. A última apresentação foi no ano 2000, quando atraiu mais de 1 milhão de visitantes. A próxima está prevista para 2010.
Ele foi recriado recentemente por alunos da Universidade de Pavia, o fato pode ser considerado uma prova de que o Sudário é uma farsa. “Mostramos que é possível reproduzir algo que tem as mesmas características do Sudário”, disse Luigi Garlaschelli, professor responsável pela experiência.
O manto tem a imagem de um homem crucificado, com rastros do que seria sangue escorrendo de feridas nas mãos e nos pés, ele é considerado pelos católicos um símbolo do sofrimento de Jesus. As imagens teriam sido gravadas nas fibras por algum meio sobrenatural, durante a ressurreição de Cristo.
A réplica foi feita usando linho, tecido com as mesmas técnicas utilizadas no sudário e envelhecido artificialmente por aquecimento em um forno. Os cientistas, colocaram o pano sobre um estudante que usava uma máscara para reproduzir o rosto, e esfregam o tecido com um pigmento vermelho muito usado na Idade Média. O processo consumiu uma semana.
O grupo afirma, em nota, que se trata de mais uma evidência de que o sudário é uma falsificação produzida na Idade Média. Em 1988, pesquisadores usaram datação por radiocarbono para determinar que a relíquia havia sido produzida no século XIII ou XIV e não na época de Jesus como deveria ser.
2 Comentários
Exponha sua opinião
Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.
minha fé não deixa acreditar....
abs
não. coloquei uma análise profunda a esse assunto no meu blog, e conclui-se que é verdadeiro.
aliás, já enviei essa notícia pro dihitt, está nas minhas enviadas, se vc quiser ler.
abçs