Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Pesquisa revela características para identificar uma pessoa que mente

Posted on 11 de set. de 2012 and filed under ,

Em estudo recente, pesquisadores  Universidade de Amsterdam (Holanda), e da Universidade Ben-Gurion do Negev (Israel), investigaram fatores que podem estar por trás de um comportamento desonesto. Eles usaram como base duas premissas confirmadas por pesquisas anteriores: a de que o primeiro instinto da pessoa faz com que ela busque servir seus próprios interesses; e a de que as pessoas mostram uma tendência maior a mentir quando conseguem justificar a mentira para si mesmas. Um terceiro fator que levantou suspeita na pesquisa foi que o tempo pode incentivar a mentira

O grupo de pesquisadores reuniu 70 participantes adultos e realizou dois experimentos. No primeiro, eles deveriam jogar um dado três vezes e contar aos pesquisadores (que não podiam ver os resultados) qual foi o primeiro valor tirado. Seria dada uma recompensa monetária proporcional ao número.

O fato de jogar o dado três vezes abria brecha para uma “pequena inverdade”: se o participante relatasse o valor mais alto dos três mesmo que não fosse da primeira jogada, não estaria mentindo 100% – afinal, ele tinha tirado o valor, não é mesmo? Para fins de comparação, alguns participantes tinham um limite de tempo (20 segundos) para informar o resultado. Os demais podiam demorar o quanto quisessem.

Como a equipe não via os resultados, para saber se o participante estava mentindo, os pesquisadoras comparavam as respostas com resultados que seriam mais prováveis. Ao final do experimento, eles constataram que participantes dos dois grupos mentiram, e que isso ocorreu com mais frequência entre aqueles que tinham um limite de tempo.

O segundo experimento foi quase idêntico, mas dessa vez o participante só poderia jogar o dado uma vez – o que tirava aquela brecha para “distorcer um pouco os fatos”. Dessa vez, menos participantes mentiram, mas aqueles que tinham o limite de tempo para informar o resultado mostraram uma tendência maior a mentir.

“Uma implicação desses resultados é que, para aumentar a probabilidade de um comportamento honesto nos negócios ou em questões pessoais, é importante não colocar a pessoa contra a parede, mas lhe dar tempo”, aponta Shalvi. Mas e se a pessoa usar esse tempo para pensar em uma mentira mais elaborada e convincente?

Identificando um mentiroso

Para identificar um mentiroso devem ser observadas algumas características apontadas pelo psicólogo comportamental Marc Salem:

1 – COMPORTAMENTO INCONSISTENTE
“Se alguém normalmente é muito quieto, e de repente torna-se muito animado, ou vice-versa, essa mudança é um sinal vermelho”, diz Salem. O mesmo acontece se uma pessoa está falando de forma suave e rápida, mas de repente seu discurso torna-se mais deliberado ou cortado. “Deslocamentos do padrão de fala são sinais vermelhos para o engodo”, acrescenta.

2 – OLHAR FIRME
“Quando as pessoas pensam ou contemplam algo, é natural que quebrem o contato visual e olhem ao redor”, explica Salem. Se esse comportamento for muito constante, eles não estão lhe escutando ou estão conscientemente tentando ganhar sua confiança. Ambos são sinais de insinceridade.

3 – ESCONDER A BOCA
Tossir, pigarrear com frequência, ou qualquer outro gesto de cobrir a boca pode indicar que uma pessoa está tentando esconder alguma coisa. O mesmo vale para ombros para baixo, corpo curvado, etc. Isso é um sinal de cautela, segundo Salem, e indica uma pessoa não está se abrindo completamente.

4 – SORRISO RÁPIDO
Um sorriso genuíno muda todo o rosto de uma pessoa. Seus olhos se iluminam, e suas bochechas e sobrancelhas se elevam, juntamente com os cantos da boca. O sorriso sincero também leva alguns segundos para desaparecer. Um sorriso falso aparece em um instante, e desaparece tão rapidamente quanto.

Hypescience|Pátio Gospel Noticias

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio