Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Conheça a única caverna vulcânica do Brasil

Posted on 6 de jul. de 2012 and filed under

Uma equipe formada por geógrafos, geólogos e vulcanólogos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriu, em Palmital, a 397 quilômetros de Curitiba, a primeira caverna de origem vulcânica do país. "É uma cavidade diferenciada. A gente conhece caverna de calcário, de arenito, mas as cavernas em basalto só quem foi para o exterior para conhecer isso", explicou a professora do Departamento de Geografia da Unicentro Gisele Petrobelli. Segundo ela, estas feições são, na verdade, tubos de lavas preservados e assim como a cavidade encontrada em Palmital, existe apenas no Hawai.  Lembrando que tubos de lavas diferenciados também podem ser encontrados em outras regiões do mundo. "É uma riqueza muito grande no Brasil", avaliou a professora.


A geógrafa explicou que com esta identificação entende-se de outra maneira o processo geológico do Terceiro Planalto do Paraná. Até então, segundo a professora, pesquisadores acreditavam que na região não houve uma atividade vulcânica mais característica e que agora isso deve ser repensado. "Não se sabe de onde veio a lava, só o caminho que percorreu", acrescentou. Este caminho deu origem aos tubos que estão bem preservados, o que é essencial.



A estimativa, apesar de evidências se perderam no tempo, é de que alguns derrames têm idade superior a 130 milhões de anos. A professora destacou ainda que a descoberta torna-se uma ferramenta a mais na interpretação das atividades vulcânicas que deram origem a paisagem da região.


 
G1|Pátio Gospel Noticias

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio