Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Futuro obscuro: Importante teólogo diz que Igreja Católica está doente

Posted on 7 de fev. de 2012 and filed under , ,

Hans Küng  foi ordenado padre, mas hoje não exerce o sacerdócio. Mesmo assim,  é considerado um dos pensadores mais influentes da teologia atual. O teólogo católico completou 83 anos e é autor de dezenas de livros. Ele ficou conhecido por suas opiniões contundentes e nada ortodoxas como defender o sacerdócio das mulheres ou o uso da pílula.


Hoje preside a Fundação Ética Mundial, instituição interdisciplinar com sede em Tübingen. É considerado um teólogo “independente”, sem autorização eclesiástica, desde 1979, quando a Congregação para a Doutrina da Fé lhe privou da licença. Afirma ter sido castigado por falar demais, mas ao mesmo tempo conquistou o respeito de pensadores católicos e protestantes do mundo todo.

Ele foi um amigo muito próximo do cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa Bento 16, quando ambos tinham seus 30 anos, eram “progressistas” e brilhantes, que aspiravam a renovar a Igreja.

Alguns anos depois, se afastaram. Enquanto Bento XVI se apegou à tradição e à ordem, Hans Küng continuou defendendo o diálogo e o progresso.

Sua análise do futuro da igreja é desesperançada. Na Europa moderna, a fé cristã enfrenta uma crise sem precedentes. Desde os anos 1960 a igreja vê diminuir o número de vocacionados. Cada vez mais paróquias ficam sem serviço religioso e os mosteiros definham sem mudança geracional. A crise do catolicismo apostólico romano na Europa há muito está instaurada.

“Já é hora de que o Vaticano abandone um sistema absolutista que data do século XI. Foi então que os papas foram criados com todo o poder e impuseram o clericalismo, isto é, a preponderância dos padres que marginaliza os leigos. Isso não pode continuar!”, afirma com convicção ele que se declara “um membro fiel da Igreja, que acredita em Deus e em Cristo, mas não na Igreja”.

Em sua opinião, “A Igreja Católica está doente. Seu mal é uma hierarquia absoluta que não faz parte essencial da sua natureza. Não é algo imprescindível. É preciso desenvolver o Concílio Vaticano II”,  defende.

Embora ainda mantenha contato com o amigo Ratzinger, Kung não acredita que ele trará mudanças. Limita-se a dizer “A Igreja Católica está doente… Eu tinha ilusões, mas agora tenho clareza que a mudança não virá das mãos de Ratzinger” e acrescenta “espero que o próximo papa seja muito diferente”.

UNISINOS|Pátio Gospel Noticias

2 Comentários

  1. O catolicismo cresce no mundo e esse padre apóstata quer negar o óbvio. Um padre que defende o sacerdócio feminino (ou Jesus convocou alguma "apóstola") e o uso da pílula anticoncepcional (abortiva e contra a obra de criacao de Deus) nao pode de fato falar de forma positiva da Noiva de Cristo, já que etá do lado de satanás!!!

     
  2. Jairo diz:

    É por causa de pessoas como você, que se denomina Deus e é covarde a ponto de se esconder para dar a sua opinião que a isso está acontecendo. É preciso modernizar. Deus (o verdadeiro) não nos fez inteligentes para seguir coisas criadas por homens no passado. Muito se estudou para se chegar as conclusões apresentadas pelo Sr Kung. Quando você estiver ao nível dele se manifeste, senão fique quieto e não fale bobagens.

     

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio