Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Pastora Ana Lúcia a voz e irreverência que tomou o Brasil

Posted on 8 de jan. de 2012 and filed under , ,

A pastora Ana Lúcia, que apresenta uma performance explosiva, misturando soul, funk, rock e samba, é febre no YouTube. Ana Lúcia, que possui um pequeno e modesto templo no primeiro andar de sua casa, numa rua estreita em Belford RoxoRio de Janeiro atrai cerca de 300 mil pessoas, entre elas a apresentadora do programa Esquenta, Regina Casé.

Ana Lúcia no You Tube é sucesso, a pastora realizou uma gravação, de pouco mais de oito minutos. Nela, a pastora Ana Lúcia se diferencia radicalmente de outros nomes da música gospel, um gênero que tem se mantido imune à crise da indústria fonográfica.

Comparada a cantores como Ludmila Ferber, a pastora Ana Lúcia parece vir de um outro mundo, bem mais quente. Cantando a música "Vem comigo dando glória", um hit de suas apresentações, ela surge no vídeo instigada pelo ritmo criado pela sua banda de fé, os Gideões, formada por ex-pagodeiros.

“Acho que canto assim porque meu filho é funkeiro. Nunca fui a um baile, mas estou sempre ouvindo as músicas dele”, afirma a pastora Ana Lúcia. “Na minha família tem umbandista, eu mesma já fui umbandista antes de me converter. É essa coisa bem brasileira, de misturar tudo, não é? E, se eu for pregar como outros que existem por aí, com aquelas músicas chatas, vai cair todo mundo no sono. As pessoas vêm aqui e me seguem porque sabem que sou animada, que gosto de festa.”

O culto comandado por Ana Lúcia em sua Igreja Pentecostal do Evangelho Pleno, todas as terças e quintas, às 19h, parece mesmo uma festa. O começo da noite é morno, com outros pastores se revezando no microfone, enquanto as pessoas vão chegando ao local. Se fosse um programa de auditório, eles seriam expulsos por pecar no quesito afinação.

Mas, quando a pastora Ana Lúcia começa a cantar, acompanhada pelos Gideões, a igreja parece tremer. As pessoas gritam e levam as mãos para o alto. A primeira música é "Diabo larga o que é meu", composta pela própria Ana Lúcia, que canta com fervor a letra nem um pouco tradicional ("Meu marido é infiel, mas é meu/ Meu filho é funkeiro, mas é meu").

“É um recado para quem abre mão dos seus entes queridos por qualquer problema que surja, seja um vício, um desvio de caráter ou uma diferença qualquer “ afirma a pastora Ana Lúcia. “Procuro unir as pessoas, em vez de separá-las. Por isso, nos meus cultos todo mundo é bem-vindo, sem distinções. Pode ser gay, pode ser dependente químico, pode ser espírita, é só chegar. Quero festejar e celebrar as diferenças. Não nasci para pregar o ódio ou o medo”, completa Ana Lúcia.

A trajetória da pastora Ana Lúcia — fã de Alcione e Whitney Houston, e que ainda não tem disco gravado "por falta de dinheiro mesmo" — ajuda a entender esse sentimento agregador. Ana Lúcia é nascida em Belford Roxo, há 42 anos, ela se converteu aos 22, quando o filho, Leandro, teve leucemia, ainda bebê.

“Minha mãe dizia que eu era louca, e meu marido me abandonou por causa da minha religião”, lembra Ana Lúcia. “Hoje meu filho está saudável, e meu noivo está aqui ao meu lado, celebrando comigo.”


A participação da pastora Ana Lúcia no "Esquenta!" quase não aconteceu. Desconfiada, a religiosa achou que o convite para ir ao programa era uma pegadinha. “Quando o rapaz da produção me ligou, com essa história de programa, eu achei que era brincadeira e desliguei o telefone na cara dele. Zoação, não!”, conta a pastora, brincando com sua excessiva precaução. “Depois, vi que o negócio era sério. Mas disse que só ia se pudesse levar a minha banda inteira, que tem 14 integrantes. No outro dia, tinha um ônibus aqui na porta, para levar a gente para o Projac. Foi incrível”, completa Ana Lúcia.


Pastora Ana Lúcia e Regina Casé

Cachê em oração, não

O vídeo a que Regina Casé e outras 300 mil pessoas assistiram no YouTube foi gravado durante uma apresentação da pastora Ana Lúcia como convidada de uma outra igreja, uma peregrinação com jeito de turnê que já a levou a outros estados e que ela tenta administrar com mais cuidado depois de algumas experiências nada memoráveis.

“Teve um sujeito que me levou para cantar em João Pessoa e depois queria me pagar com orações, veja só”, conta Ana Lúcia, que cobra cerca de R$ 350 por apresentação. “E nem hotel ele me arrumou. Tive que dormir na casa de uma amiga. Hoje, tenho uma pessoa só para acertar minha agenda. Não posso mais passar por essas situações. Tenho aluguel para pagar e família para sustentar”, completa Ana Lúcia.

O repertório da pastora Ana Lúcia e os Gideões ainda é pequeno. São apenas sete músicas prontas e algumas sendo finalizadas. “A gente queria poder ensaiar mais, mas não temos como pagar um estúdio. Então, vamos improvisando com o que temos. Mas não tenho do que reclamar. As pessoas adoram nossas apresentações. Tem gente que me reconhece quando vou ao shopping. Até autógrafo me pedem. Mas ainda sonho em gravar um disco. Um dia isso vai acontecer”, afirma Ana Lúcia

Depois de quase cinco horas, o culto daquela noite é encerrado com versão de 15 minutos de "Vem comigo dando glória" com a pastora Ana Lúcia. Ao final, ninguém mais está sentado. Alguns chegam a pedir bis, como se estivessem num show. “Para mim, isso sim é a glória” diz Ana Lúcia, abraçada ao filho, funkeiro, mas todo seu.

 O Globo|Pátio Gospel Noticias

1 Response

  1. Unknown diz:

    vem comigo dando glória amigos me ajudem preciso gravar meu dvd e me cd me ajudem 02192568879 ou 87*135060 EU PASTORA ANA LUCIA VEM COMIGO GENTE

     

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio