Outra época para os evangélicos na Rede Globo
Posted on 20 de nov. de 2011 and filed under Assuntos Polemicos , Edir Macedo , Igreja , Noticias , Televisão
A Rede Globo é outra, famosa por ser intolerante contra os evangélicos, o anuncio de que fará um especial gospel no fim do ano trouxe surpresa até a ala menos conservadora do protestantismo. Segundo estudiosos, o crescimento da população evangélica e também da TV Record teria aberto os olhos da emissora para o mercado gospel.![]() |
| Pastor Mariel em Decadência |
Em 1995 outras idéias passavam pela TV Globo, foi época de exibição da mini-série Decadência. A série causou uma grande polêmica com as pregações religiosas de Mariel, personagem de Edson Celulari, ele chegou a citar frases ditas pelo líder espirítual da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo.
Na época, em setembro de 95, a Rede Globo estava em "guerra" com a Universal, tendo exibido várias reportagens contra o líder da igreja semanas antes da estreia da minissérie. As cenas fortes da trama foram consideradas como uma provocação e blasfêmia à fé evangélica:
Como "resposta" a Globo, a emissora de Macedo exibiu, durante a primeira semana da minissérie, o filme Os Meninos de São Francisco, que conta a história de meninos vítimas de padres pedófilos num orfanato mantido pela Igreja Católica no Canadá.
Em 2008 na novela Duas Caras os evangélicos eram taxados de intolerantes. As cenas geraram polêmica ao mostrar os personagens de um homossexual, um garçom e uma ex-drogada grávida sendo espancados por Edvânia, uma personagem evangélica, fanática e desequilibrada.
Outra atitude
Diferente do passado, o que se pode perceber hoje é um tratamento todo especial para os evangélicos na emissora. Nomes como Ana Paula Valadão e Ludmila Ferber são frequentes em anúncio do Domingão do Faustão e TV Xuxa. Até reportagens positivas no Jornal Nacional viraram rotina na Globo, Valdemiro Santiago e Silas Malafaia são os que mais aparecem no jornalístico.
O fato de existir uma orientação para sujar a imagem dos evangélicos sempre foi negada pelos funcionários da Globo, mesmo que em off, nada foi divulgado. Segundo o jornalista e professor de Escola Bíblica Dominical Gutierres Siqueira, a Rede Globo sempre teve o objetivo de “atacar” a igreja de Macedo. “É claro que a Rede Globo mostrou muitas matérias negativas sobre os evangélicos. Mas a IURD é dona da Rede Record de Televisão, concorrente direta da emissora dos Marinhos.”
![]() |
| A quantidade de evangélicos aumentou significativamente. |
“Há uma recente instrução geral (não escrita) na Globo sobre como tratar os evangélicos, vinda diretamente da família Marinho: adversária é só a Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo - e não todas as igrejas evangélicas. Em sua programação, a emissora deve deixar claro que não discrimina os outros evangélicos. Essa demarcação terá que ficar nítida... A avaliação é que a Universal aproveita bem o embate com a Globo para unir todos os evangélicos contra a emissora - e que a Globo nunca conseguiu explicitar de modo patente que a sua guerra é com igreja de Macedo, a qual chama de seita. Na verdade, a Globo nunca se preocupava com isso, que, afinal, parece meio óbvio, e botavam todos no mesmo saco. Resultado: há entre boa parte dos evangélicos o sentimento de que são discriminados pela emissora. Agora, tenta recuperar o tempo e a audiência perdidas.”
6 Comentários
Exponha sua opinião
Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.


o diabo vem em sapatinhos de algodão.
Essa guerra santa e midiática das duas emissoras, só provoca em que não tem religião uma indiferença.
Na verdade o que está em disputa é grana! Sim, a grana dos patrocinadores.
O mundo já mostrou que quando se mistura dinheiro, política e opção religiosa, é uma desgraceira só.
Um abraço.
Não consigo entender a rede globo.Zomba dos evangelicos nas novelas e agora premia com trofeu e programa de final de ano.Ai tem!O que o dinheiro não faz!Me adiro muito estes cantores chamados gospel se render assim para a globo.Estão todos vendidos!!!!!!!!!!!!!!!!!
Devemos deixar a Religiosidade de lado e passarmos a enxergar a porta que o Senhor está abrindo para a propagacão do Evangelho:
Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
Filipenses 1:15-18
Não importa o interesse da rede globo, enquanto eles estão ganhando dinheiro, estamos ganhando vidas para o Reino de DEUS
Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo
Filipenses 1:18-19
É certo que a rede globo tem grande interesse financeiro, pois evangélico não compram cd pirata o que é de grande interesse para a emissora. O triste e quando cantores que se dizem de Deus perdem a oportunidade, e ao invés de falarem de Jesus, promovem a si mesmo como se fossem pop stars. Está é a hora de falar de Jesus, quando uma emissora que odeia evangélicos se vê obrigada a aceitar que quem é de Deus sempre vence. O que espero é que esses cantores não percam a oportunidade de pregarem nesse show, pois a palavra diz que a quem muito lhe é confiado, muito lhe será exigido.