Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Dicas para controlar um vulcão: A ira adormecida [Artigo]

Posted on 9 de out. de 2011 and filed under , ,

Quem é que tinha ouvido falar até no passado do Eyjafjallajorull? O vulcão da Islândia, que possui um nome quase impronunciável, lançou na atmosfera 750 toneladas por segundo de poeira, fumaça e lava. A fúria do “gigante” afetou o tráfego aéreo da Europa ocasionando no cancelamento de milhares de voos.



No nosso cotidiano vulcões como este estão prontos a entrar em erupção, quando menos esperamos: no trânsito, em casa, na conversação rotineira, quando alguém nega um direito que é nosso, e assim por diante. Toda essa fúria que vive pressionando para sair se encaixa na definição de raiva ou ira: “explodiu de raiva”, “saiu bufando da sala”, “cuidado quando ele fica bravo”. Até mesmo quando escutamos alguém aos gritos dizendo: “Estou calmo... já falei!”

Antes da queda, homem e mulher não tinham problemas com emoções negativas. Tempos depois, Abel e Caim apresentaram ao Senhor suas ofertas, e Deus, conhecendo o que estava no coração de Caim, perguntou: “Por que você está irado?”

Movimentação do vulcão pode ser observada via satélite.

Se todos têm seus momentos de raiva, como podemos reagir de maneira saudável? Eis algumas dicas:

1 - Aja como se tivesse o controle da situação.

É lícito ficar com raiva, mas não permita que ela controle suas decisões, palavras e ações: “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se” (Pv 29:11).

2 - Procure sair da ira o quanto antes.

Paulo dá uma sugestão: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva” (Ef 4:26, NTLH). Noutras palavras, antes que o dia termine ou tão logo quanto possível, resolva a situação.

3 - Dê tempo ao tempo.

Muitas vezes, queremos resolver o problema na hora. Não corra para o telefone com a determinação de resolver de uma vez por todas o problema. Nem se sente diante do computador com a atitude de um vulcão em erupção. Isso não vai ajudar. Se nos distanciarmos da situação por um momento, isso será melhor do que depois nos arrependermos do que dissemos e enfrentar o desgaste de lidar com as consequências.

Devemos fazer o possível para buscar saídas saudáveis para os problemas. Além disso, devemos estar dispostos a perdoar quantas vezes seja necessário. Podemos pedir que Deus coloque Sua paz em nosso coração e que nosso temperamento esteja alinhado com Sua graça.

|Pátio Gospel Noticias

0 Comentários

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio