Posts| Comments|Pátio Gospel Notícias atualizadas

Escândalos de pedofilia ofuscam aniversário do pontificado de Bento 16

Posted on 16 de abr. de 2010 and filed under

O quinto aniversário do pontificado de Bento 16, será celebrado na próxima segunda (19/04) envolto em uma das maiores crises da Igreja Católica, cujos padres em diversas partes do mundo estão sendo acusados de casos de pedofilia.




"A Igreja é santa e pecadora. Ao mesmo tempo, ela deve sempre ter a humildade de bater no peito diante dos seus pecados", explica o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, que participou do conclave que elegeu Joseph Ratzinger como papa em 19 de abril de 2005.

Ex-arcebispo de Munique e Freising (1977-1982) e ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (1981-2005), Bento 16 tem sido duramente criticado pela mídia ao redor do mundo, que o acusa de ter acobertado padres pedófilos quando ainda não era pontífice. Tais questionamentos se somam aos milhares de casos de abusos que teriam sido cometidos por religiosos, reportados em várias partes do mundo.

Diante destas acusações, a Santa Sé tem promovido algumas iniciativas. "O papa reconhece e começa com um esforço. A Igreja deve tomar a peito, fazer uma purificação interna", complementa Dom Geraldo Majella, que admite que Ratzinger enfrenta "um momento difícil" e "uma época de grande contestação do papel" da instituição católica.

Algumas das declarações emitidas por cardeais do Vaticano para tentar gerenciar a crise acabaram por aumentar a polêmica. Durante a Páscoa, o franciscano Raniero Cantalamessa comparou o tratamento recebido pela Igreja durante os escândalos com o Holocausto, dizendo que os padres seriam vítimas de perseguição tal qual os judeus foram durante a Segunda Guerra Mundial.

A indisposição com o povo judeu e diversos líderes e organizações em vários países agravou a crise durante a Semana Santa, e posteriormente o cardeal teve que pedir desculpas públicas pelas afirmações.
Para Elisa Pinna, chefe dos correspondentes da agência italiana Ansa no Vaticano, mesmo antes de assumir o cargo Bento 16 tinha consciência da gravidade da pedofilia.

"Acredito que, como papa, ele queira continuar essa batalha, mas precisa de apoio, porque há uma resistência incrível, grosseira" dentro da própria Igreja Católica, esclarece a jornalista italiana.

Folha Online|Pátio Gospel

1 Response

  1. Cristo Vicent...Deus dará forças a Bento XVI para terminar seu pontificado de forma gloriosa, combatendo o bom combate. O Papa trará os valores mais sagrados da Fé Católica, outrora ofuscados pela modernidade: secularista, hipócrita e difamadora. A arte de difamar, ofender e perseguir é o objetivo precípuo da mídia sensacionalista, movida pelo dinheiro e por forças obscuras.

    Daveslley OLiveira Cardoso.

     

Exponha sua opinião

Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.

troca de banners link e divulgao de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

Conversas no Pátio

Últimas

Anúncio