Os destros vivem mais. Será?
Posted on 17 de mar. de 2010 and filed under Curiosidades
Segundo estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine, uma das mais respeitadas revistas de medicina dos EUA, o uso preferencial da mão esquerda tem efeitos colaterais.
Foram estudados 987 casos. Na média os destros vivem 75 anos. Os canhotos, apenas 66. Mas, não são apresentadas razões conclusivas para os canhotos viverem menos do que os destros. São apresentadas como possíveis causas, o maior risco de sofrer acidente. Dentre os casos estudados 7,9% dos canhotos morreram em acidentes. Para os destros o índice foi de somente 1,2%. A pesquisa aponta como exemplo uma natural desvantagem dos canhotos em relação aos destros quando dirigem um automóvel.
Ao enfrentar uma situação inesperada ao volante, o destro logo levantaria mais a mão esquerda do que a direita, para proteger o rosto. Com isto o carro vai mais para a direita. Já com o canhoto, acontece o contrário, portanto o carro vai mais para a esquerda, lugar de onde vem o tráfego em sentido contrário.
Em média, os destros vivem 75 anos e os canhotos 66, segundo a pesquisa. Outros dados também relacionam o canhoto com maior ocorrência de distúrbios no sistema imunológico (sistema de defesa do nosso organismo). Parece haver a possibilidade dos canhotos serem mais sujeitos a doenças neurológicas. Portanto podem morrer mais cedo.
O estudo afirma que o hormônio testosterona é o responsável pelo distúrbio na gestação, pois o hemisfério esquerdo do cérebro, que controla o lado direito do corpo, é mais sensível a esta substância. Assim, caso a mãe produza mais testosterona na gestação, o hemisfério esquerdo do cérebro do bebê, pode ser enfraquecido e o lado direito passaria ao controle. Mas os próprios pesquisadores acham que ainda precisam estudar muito mais os canhotos, considerando um tanto insólitos os resultados até o momento.
Fonte: Bem de Saúde
Via:
Via:
0 Comentários
Exponha sua opinião
Sua opinião é bem vinda, seja ela qual for (desde que não use palavrões). Vai fazer propaganda? Acesse a página de publicidade.
